Teambuilding e coaching de equipas

Dirigido a
• Equipas reais, temporárias (equipas de projeto) ou permanentes (departamentos e equipas de gestão), em fase de construção ou já existentes

Objetivos possíveis
• Identificar áreas de insatisfação e potencial conflito que dificultem e impeçam desempenhos de excelência (recurso ao Team Performance Indicator e a modelos de avaliação de equipas de elevada performance)
• Clarificar e alinhar as expetativas mútuas face ao trabalho em equipa, no dia a dia de trabalho
• Desenvolver uma comunicação mais eficiente na equipa
• Desenvolver uma linguagem comum
• Promoção da confiança através do desenvolvimento de uma cultura de feedback
• Construir relações de confiança e gerir conflitos existentes e potenciais com base num maior conhecimento mútuo (recurso a perfis de personalidade: Myers-Briggs Type Indicator e Reiss Motivation Profile)
• Promover a capacidade produtiva da equipa através da realização de projetos concretos, reais e/ou simulados, nos quais a performance da equipa é avaliada e melhorada num conjunto de áreas (análise e resolução de problemas, orientação para resultados, criatividade e pensamento out-of-the-box, lidar com a mudança, gestão de recursos e potenciação visando um melhor aproveitamento das diferenças interpessoais existentes, gerir a incerteza e a ambiguidade, planeamento, organização e tomada de decisão)
• Promover o desenvolvimento de competências e processos fundamentais em equipas de sucesso
• "Earn while learn", com recurso ao coaching de equipas de trabalho em projetos reais

Contexto de Aprendizagem

• Metodologia experiencial, action oriented, hands on (cycle plan –do-reflect- learn)
• Envolvimento físico, intelectual e emocional
• Loops de aprendizagens ao nível individual, da equipa e da organização
• Simulação de situações profissionais com contornos inovadores e desempenho de papéis (sem role-play)
• Feedback, feedback, feedback... da situação, dos colegas e dos coaches/facilitadores
• Ambiente de ensaio e aprendizagem seguro, descontraído e divertido

Vantagens para a sua organização

• Oportunidade de reflexão conjunta sobre desafios atuais e soluções possíveis
• Usufrua do distanciamento necessário para analisar padrões de comportamento, relação e resolução de problemas
• Aprenda como tirar partido das diferenças interpessoais presentes na sua equipa
• Invista na construção de relações de confiança no trabalho em equipa
• Analise e desbloqueie aspetos que condicionam o desempenho da sua equipa
• Fortaleça a capacidade de comunicar eficientemente e com impacto
• Aproveite a abertura e a disponibilidade para criar soluções inovadoras
• Desenvolva laços e estreite relações entre diferentes personalidades, culturas, funções e departamentos
• Prepare a sua equipa para novos desafios, para lidar com a incerteza e situações de mudança
• Mobilize e alinhe a sua equipa em torno de novos e ambiciosos objetivos
• Elevada transferência de aprendizagens

Contacte-nos!
Desenvolva conosco programas adaptados à realidade da sua empresa, para trabalhar estes e outros objetivos que sejam pertinentes para a(s) sua(s) equipa(s).





Desenvolvimento de Competências de Liderança

Dirigido a
Pessoas em função de chefia ou a quadros identificados com potencial para promoção a funções de chefia
Objetivos possíveis

• Desenvolver e atualizar competências de liderança (nomeadamente de: comunicação, delegação, avaliação de desempenho, dar feedback, tomar decisões, resolver problemas, gerir conflitos…) atendendo às diferentes personalidades em consonância com as barreiras hierárquicas e funcionais percebidas
• Desenvolver competências e qualidades de liderança operacional & estratégica (para chefias de topo) através de oportunidades de liderança
• Desenvolver uma conceção clara das diferentes responsabilidades/funções (requeridas na liderança estratégica vs operacional)
• Desenvolver a consciência pessoal de aspetos da própria personalidade e como estes aspetos se refletem no estilo de liderança pessoal
• Liderar de forma autêntica, com a energia dos seus motivos de vida
• Mobilizar e motivar outros de forma mais efetiva
• Promover a responsabilidade pessoal e a capacidade de se questionar de forma eficaz e de aplicar as dinâmicas situacionais à tomada de decisão, à resolução de problemas, à gestão de conflitos e às estratégias de negociação
• Desenvolver competências para uma comunicação mais efetiva e para uma influência positiva (reconhecer e desenvolver os diferentes requisitos para comunicar de forma eficaz com grandes grupos, pequenos grupos ou em diálogos de um para um)
• Dar e receber feedback
•Compreender e liderar de forma ativa processos de mudança
• Ganhar insight e uma compreensão mais profunda das suas forças, fraquezas e "áreas cegas" enquanto líder
• Expandir horizontes de reflexão e ação e encorajar novas formas de pensar e novos padrões de comportamento (eventualmente remetendo para os objetivos individuais de desenvolvimento identificados através de um Processo de Feedback 360º)
• Desenvolver uma imagem clara das responsabilidades individuais na cooperação interdepartamental (ao invés de reforçar o "pensamento por silos" eventualmente já existente)

Contexto de Aprendizagem

• Metodologia experiencial, action oriented, hands on (cycle plan –do-reflect- learn)
• Envolvimento físico, intelectual e emocional
• Loops de aprendizagens ao nível individual
• Simulação de situações de liderança com contornos inovadores e desempenho de papéis (sem role-play)
Feedback, feedback, feedback... da situação, dos colegas e dos coaches/facilitadores
• Ambiente de ensaio e aprendizagem seguro, descontraído e divertido


Vantagens para a sua organização

• Oportunidade de reflexão em equipas de liderança sobre desafios atuais da função e soluções possíveis
• Usufrua do distanciamento necessário para analisar padrões de comportamento, relação e resolução de problemas
• Diferencie situações de liderança e ganhe flexibilidade
• Saiba como mobilizar os seus colaboradores para um desempenho à altura do seu potencial
• Desenvolva laços e estreite relações entre diferentes departamentos
• Invista na construção de relações de confiança entre pessoas em função de liderança (papel normalmente solitário)
• Fortaleça a capacidade de comunicar eficientemente, com impacto e de forma inspiradora
• Aproveite a abertura e a disponibilidade para criar soluções inovadoras
• Desenvolva estratégias para ajudar a sua equipa a lidar com novos desafios, com a incerteza e a mudança
• Mobilize e alinhe a sua equipa em torno de novos e ambiciosos objetivos

Contacte-nos!
Desenvolva conosco programas adaptados à realidade da sua empresa, para trabalhar estes e outros objetivos que sejam pertinentes para a(s) sua(s) equipa(s) de liderança.





Processo de Feedback a 360º
Imagine que, para o seu desenvolvimento profissional, podia contar com o feedback de um grupo representativo das pessoas que interagem profissionalmente consigo?

Embora nas últimas décadas a avaliação de desempenho se tenha tornado uma prática usual na maioria das empresas, o seu entendimento mais comum requer apenas o envolvimento da chefia direta e funcional, quando esta existe.   O processo de feedback a 360 graus, também conhecido como processo de feedback de multiavaliadores ou processo de avaliação a 360 graus, é concebido para tornar o processo de feedback mais completo e rico pela integração de diferentes perspetivas.

Num processo de feedback 360º, o desempenho profissional de uma pessoa é avaliado por pessoas que possuem experiência e conhecimento real sobre si e sobre o seu trabalho – nomeadamente, colaboradores diretos, colegas ao mesmo nível, chefias, clientes e fornecedores enfim, todos aqueles cuja opinião é importante e que o conhece e ao seu trabalho podem  ser incluídos no processo de feedback. A pessoa realiza a sua própria autoavaliação que é comparada com a dos colegas. Esta abordagem,  mais inclusiva e de consulta de fontes variadas proporciona-lhe uma imagem mais completa e real, sensível ao contexto e à cultura da empresa, de como diferentes grupos o vêem enquanto profissional.
Atualmente a maioria das empresas usam  o feedback a 360º como uma parte integrante do seu processo de avaliação e desenvolvimento de colaboradores.

O processo de feedback a 360º da Learning Loops:

  • é completamente online
  • permite a pessoas e empresas a realização de um ou vários processos em simultâneo
  • é fácil, rápido e garante total confidencialidade para todos os intervenientes.

Está disponível como um serviço de avaliação por si só  ou  integrado num processo de desenvolvimento que pode envolver coaching ou formação. O questionário e relatório poderão ser personalizados com o seu logo e parametrizados, com base no modelo de competências da sua empresa.
Consulte o relatório exemplo.


 


Myers-Briggs Type Indicator® (MBTI®)
Instrumento indicativo do tipo de personalidade de cada pessoa, o MBTI® é um instrumento rico para fins de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Oferece um enquadramento elucidativo e positivo de como cada pessoa “funciona” e das suas quatro preferências de comportamento:

  • como ganhamos energia e interagimos com o mundo e com os outros;
  • a tipo de informação prestamos atenção;
  • como tomamos decisões;
  • como lidamos com o tempo e com a vida em geral;

Possui um enquadramento construtivo, flexível e libertador que permite compreender diversas áreas de interação humana e de desenvolvimento pessoal.  Contribui para a compreensão de diferenças interpessoais e das forças existentes em cada um de nós para o desenvolvimento de uma maior efetividade pessoal.




Reiss Motivation Profile® (RMP®)
O conhecimento do que move uma pessoa é a  chave para mobilizar o seu potencial.
compreender e predizer o seu comportamento e  a dinâmica de personalidade criada pelos seus motivos dominantes e identificar as condições elicitadoras de desempenhos de elevada qualidade.

Dada a elevada estabilidade do RMP® ao longo da vida e a transversalidade de àreas de vida que abarca (profissional, social, familiar, pessoal), constitui uma base sólida para o desenvolvimento pessoal, qualquer que seja o desafio, àrea ou momento de vida!

O RMP revela os motivos de vida que  determinam o nosso comportamento, dando-nos consciência sore a nossa motivação e a motivação de outros. Baseia-se na investigação mais recente realizada neste campo e na descoberta de que há 16 desejos universais que todos procuramos, embora cada pessoa procure cada um deles com uma intensidade particular.

Extremamente útil em processos de coaching ou de formação, o Reiss Motivation Profile® permite:

  • definir objetivos e planos de desenvolvimento pessoais enraízados nos motivos de vida, e por isso, autossustentados
  • identificar fontes de gratificação e de stress, desafios e atividades que trazem realização e significado à vida de cada pessoa, permitindo-lhe brilhar, sendo quem realmente é

Bem como no desenvolvimento de equipas, por proporcionar:

  • uma forma construtiva de olhar para as diferenças e de aumentar a tolerância interpessoal
  • maior realização do potencial único existente na equipa
  • melhorias significativas na comunicação e na gestão do conflito
  • maior eficiência do trabalho em equipa.



Para o desenvolvimento de equipas de trabalho muticulturais recorremos a um modelo radial de avaliação de diferenças interculturais, num conjunto de critérios e dimensões pertinentes.  Esta ferramenta possibilita uma visualização clara e direta de semelhanças e diferenças entre diferentes culturas.
Todas estas ferramentas possuem enquadramentos teóricos de fácil apreensão por indivíduos e equipas e sempre que integradas em seminários são facilitadoras da compreensão e tolerância de diferenças interpessoais e culturais que estão na base de muitos mal entendidos e conflitos geradores de improdutividade nas equipas de trabalho.

 


Desenvolvimento de Competências de Gestão de Projetos

Promove o desenvolvimento de competências de gestão de projetos em Equipas e Gestores de Projetos através das seguintes ferramentas pedagógicas:
Simulador de gestão de projetos

Cursos e-learning (individuais)

Aprendizagem e-learning colaborativa

Pacotes de exames de preparação individual para a certificação:

Pacotes de verificação de conhecimentos e competências:

A Learning Loops desenvolve ainda programas dirigidos para empresas que pretendem consolidar a cultura de trabalho por projetos na sua organização, como complemento da formação em gestão de projetos. 

É além disso, representante oficial destes produtos pedagógicos desenvolvidos pela STS-Sauter Training & Simulation SA,  para os países de língua oficial portuguesa, sendo distribuidora para:

  • empresas de consultoria e formação em Gestão de Projetos
  • escolas com cursos, pós-graduações e mestrados em Gestão de Projetos
  • e, diretamente, para todos os que gostariam de desenvolver e aperfeiçoar competências nesta área.

Contacte-nos para saber as condições vantajosas de aquisição que lhe podemos oferecer: pm@learningloops.pt
 


 
   

uma empresa parceira do grupo suiço Stucki





 

 

 

 

 

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