A Learning Loops utiliza simulações de negócio, em ambiente indoor e/ou outdoor, de maior ou menor duração, assentes nos princípios da abordagem da aprendizagem experiencial, action oriented  e hands-on, nos quais os participantes assumem um papel ativo, interagindo com desafios que lhes são colocados, sendo eles próprios (sem nenhuma incumbência de “role-play”).

Os seus colaboradores são envolvidos de forma ativa, individualmente e em equipa, na resposta a desafios que mobilizam, diretamente, as competências críticas que precisam de atualizar e desenvolver, entre elas as de:

  • Liderança, motivação/mobilização de colaboradores e coaching de equipas;
  • Comunicação, relacionamento interpessoal e gestão das diferenças interpessoais/culturais;
  • Gestão de conflitos e resolução de problemas complexos;
  • Trabalho e tomada de decisão em equipa;
  • Gestão da mudança;

As simulações que concebemos para fins de aprendizagem, mimetizam situações reais e contém “ingredientes aceleradores” que proporcionam experiências completas, comprimidas no tempo, possibilitando aprendizagens a vários níveis, ao longo de todo o ciclo de trabalho, desde o briefing inicial até à consequente avaliação do resultado final alcançado, reflexão e extração aprendizagens a transferir.




Recorremos, com parcimónia a modelos teóricos, e sempre como pequenos impulsos (não usamos mais do que 30 minutos de método expositivo em cada um) antes ou depois da realização de simulações de negócio e sempre, que consideramos que isso irá potenciar ou facilitar a ancoragem das aprendizagens a realizar ou realizadas.


A realização de follow-ups é uma forma de potenciar a transferência das aprendizagens para a realidade de trabalho e avaliar se os planos de ação foram postos em prática tal como previsto, que dificuldades surgiram e poder prestar algum apoio à atualização de  competências/atitudes pretendidas.


Criamos ativamente um ambiente de aprendizagem seguro e descontraído no qual, pessoas e equipas são envolvidas a vários níveis - intelectual, físico e emocionalmente - desenvolvendo competências, atitudes e comportamentos de forma integrada, para melhor responderem às necessidades específicas dos desafios que enfrentam no dia-a-dia profissional.  Além disso, são promovidos diferentes níveis de loops de aprendizagem:

  • os participantes recebem feedback sobre a sua experiência e  refletem individualmente retirando as suas aprendizagens pessoais (loop de 1º ordem).
  • São além disso incentivados a partilhar as suas experiências e aprendizagens, potenciando a aprendizagem ao nível da equipa (loop de 2ª ordem)
  •  e da organização (loops de 3ª ordem)

Todos estes loops de aprendizagem são essenciais para o desenvolvimento de uma organização que aprende (learning organization, de acordo com o que defende Peter Senge)

Para nós o feedback é uma ferramenta fundamental de aprendizagem e mudança. Os nossos debriefings e o feedback de pares e de facilitadores, orientados e focalizados nas competências a promover, são fonte de múltiplos insights e aprendizagens, produzindo mudanças sustentáveis e transferíveis para a realidade profissional do cliente.




A Equipa da Learning Loops está profundamente orientada para apoiar a sua empresa no alcançar dos seus objetivos estratégicos. Entendemos no entanto, que a responsabilidade pela aprendizagem é partilhada entre:

  • nós, que criamos e proporcionamos oportunidades de experimentação, reflexão e aprendizagem,
  • os colaboradores da sua empresa, que participam nos nossos cursos e que se “implicam” fisica, intelectual e emocionalmente e que colocam o seu empenho em tirar o maior partido delas
  • e todo o restante enquadramento da sua organização que poderá estar mais ou menos disponível para receber como uma mais valia a partilhar de  novos conhecimentos e experiências do grupo em formação


Learning Loops trabalha com conceitos únicos para o desenvolvimento de pessoas e organizações, sempre que possível em cocriação com o cliente. Isto implica que cada um dos nossos programas de intervenção seja concebido à medida incluindo, sempre que possível a visão e missão,  os valores e modelos de competências, bem como, aspetos pertinentes da cultura da empresa cliente.

Em muitos dos nossos seminários conjugamos ainda o trabalho em projetos reais da empresa cliente e o coaching de equipas de projeto, possibilitando ao cliente “earn while learn”.  Nestes pessoas e equipas, desenvolvem-se enquanto trabalham e desenvolvem  projetos e desafios reais, respondendo a necessidades específicas existentes na empresa.

 
   

uma empresa parceira do grupo suiço Stucki





 

 

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